segunda-feira, 14 de outubro de 2019

VOCÊ” TEM ALI.. UM ESTRANHO JEITO DE COMUNICAR


Não sei vocês, mas eu me sinto muito incomodada com o mau uso do Português. Recentemente, um cliente reclamou que sou muito “purista” porque busco evitar termos repetidos, redundâncias e, por que não ? pontos de exclamação. Esses eu sempre dispenso - as palavras têm força suficiente para o destaque desejado. Agora, irritantes são as repetições, os cacoetes linguísticos e o jeito, no mínimo estranho, de como alguns repórteres e comentaristas divulgam as notícias na TV e nas rádios. “Você “ tem ali um desmatamento enorme, um caso típico de corrupção, etc, etc… O amor da minha vida matou a charada: eles estão transferindo o ônus pro interlocutor.Pior, como se diz cá no Sul. Mas, atenção. O gauchês que se aplica a (quase) tudo, vale só para uso coloquial, no perfil pessoal, no Instagram e olhe lá. Nas fan pages e outros espaços profissionais as postagens devem privilegiar o melhor do idioma. Além de conteúdos atualizados, interessantes e originais, convém sempre corresponder às expectativas dos anunciantes e do respectivo público-alvo, passando a melhor imagem possível. Respeito quem pensa e age diferente. Mas, quem for “purista” que me siga.



segunda-feira, 7 de outubro de 2019

DISLEXIA. É MELHOR DETECTAR PRECOCEMENTE.



De 7 a 13 de outubro, sob o tema “O Cotidiano do Disléxico”, a 9ª Semana da Dislexia será promovida pela Associação Brasileira de Dislexia e o Instituto ABCD. A meta é a mais ampla conscientização desse transtorno da linguagem que, embora afete de 5 a 17% das crianças no mundo, com o apoio de uma equipe multidisciplinar consegue ser superado e não impede o desenvolvimento completo de outras áreas da cognição. A dificuldade de concentração e de soletrar, a troca de letras com sons ou grafias parecidas, entre outros, são possíveis indícios da dislexia, via de regra só detectados na fase de alfabetização. Recomendado pelos especialistas, o diagnóstico precoce contribui para melhorar o desempenho escolar e minimizar eventuais sequelas emocionais.

#dislexia #direitosdosdisléxicos # #tecnologiasparadisléxicos


segunda-feira, 30 de setembro de 2019

ABRACE ESTA CAMPANHA



OUÇA E ESCUTE QUEM PEDE SOCORRO







Segundo o Ministério da Saúde, entre 2011 e 2016 cerca de 62.804 pessoas cometeram suicídio no Brasil. O plano é implementar políticas sociais focadas e agressivas para reverter, até 2020, essa verdadeira epidemia. Porém, a estatística defasada deixa claro que estamos muito longe disso. A hora é agora e todos podem e devem se engajar. 
Compartilhe, divulgue, escute e ajude quem pede socorro.

terça-feira, 24 de setembro de 2019

QUEM QUER VIRAR UM UNICÓRNIO ?




Alcançar o valor de mercado de US$ 1 bilhão ou mais, antes de abrir o capital na bolsa de valores, exige muito mais do que só uma ideia inovadora. Desde 2013, quando Aileen Lee, investidora-anjo norte-americana criou o conceito das startups unicórnio, empreendedores do mundo inteiro vêm tentando chegar lá.

No Brasil quem conseguiu primeiro foi Renato Freitas, co-fundador do app 99, em 2018 e, depois, da Yelllow. As bikes e os patinetes elétricos amarelinhos também têm tudo para virar outro unicórnio.

Quem sonha em atingir esse patamar deve assistir hoje a palestra de Freitas e Daniel Pimentel, diretor da Iniciativa Emerge. A dupla será a estrela da USP Talk sobre Empreendedorismo, no Masp, das 18h30min às19h30min. A participação é aberta, gratuita, com transmissão pela internet e certamente atrairá muitos aspirantes a startups unicórnios.

Não por acaso, 10 dos 16 CEOs das nossas são egressos da Universidade de São Paulo, considerada uma da melhores - senão, a melhor -  no ranking nacional.



sexta-feira, 20 de setembro de 2019

"SIRVAM NOSSAS FAÇANHAS": A FORÇA GAUDÉRIA



O post sobre o 20 de Setembro, publicado há alguns anos, repercute tanto a situação atual, quanto a recorrente aposta do marketing na força das datas comemorativas. O Dia do Gaúcho marca o final da Semana Farroupilha e, também, a oportunidade de novas e desafiadoras campanhas. Em quase todos os meses do ano há efemérides com potencial tanto para alavancar vendas de produtos ou conquistar novos clientes. É aí que o "olho clínico" do bom marqueteiro faz a diferença.

























segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Então, é NATAL






Fala com quem entende. Para as lojas que lidam com artigos gauchescos - aqui incluídos desde bombachas e pilchas até objetos decorativos e utensílios da culinária tradicionalista -, o período de 7 a 20 de setembro é mais lucrativo do que o festejado 25 de dezembro. 

Nesta época do ano, mal terminada a Expointer os gaúchos e gaúchas de todas a querências já se arremangam pra faturar muito. Quem está "do lado de dentro do balcão" aposta todas as fichas na Semana Farroupilha e tem de ficar focado em comercializar.

Jornalista e publicitária freelancer, agente credenciada pela RBS, trabalho há muitos anos com todas as redes e plataformas. Ajudo empresas e pessoas a, inclusive,  valorizar as datas comemorativas para alavancar vendas e conquistar novos clientes. Conta comigo. Eu também te entendo.



#melhordoqueonatal #semanafarroupilha #melhorqueaexpointer #depoisdaexpointer 


ALAMINUTA OU À LA MINUTA ?



Quem tem um restaurante deve redobrar o cuidado com o bom Português. Cardápios e
mensagens expostas interna e externamente precisam ser impecáveis, uma vez que 
refletem a opção da sua empresa pela perfeição. No caso, refeições saudáveis, feitas com 
ingredientes selecionados e frescos e, também, saborosas. Parece bobagem, mas o gatilho
mental disparado pela oferta de pratos alaminuta – engano visível, até, em certas placas – 
pode afastar um cliente que talvez, “replicasse” o diferencial ali encontrado. #ficaadica

Uma curiosidade. Para os gaúchos , à la minuta é o nome de um prato feito e (quase) todo 
frito: bife, batatas e um ovo estralado (ou estrelado ?) sobre uma porção de arroz.

#alaminuta  #pratofeitogaúcho  #comidasaudável  #cuidadocomoportuguês